Pesquisa Água Viva

27 de outubro de 2010

ESCASSEZ

O consumo crescente, o desperdício, a contaminação dos mananciais e as alterações climáticas desequilibram a relação entre a oferta e a demanda de águia potável no planeta.





A distribuição da água, feita pela própria natureza, não é igual para todos; enquanto alguns lugares dispõem de grandes volumes de água para cada habitante; outros dependem totalmente da importação de água. Além disso, o que causa maior crescimento na escassez é o mal gerenciamento desse recurso, ou seja o consumo crescente e o desperdício são os maiores causadores da escassez.







A agricultura irrigada prejudica muito o ciclo da água, pois contamina a água subterrânea, rios e lagos com substancias tóxicas, isso estimula o crescimento de algas, que acabam com o oxigênio e a tornam imprópria para a sobrevivência de peixes e outros seres aquáticos, outras substancias contaminantes, como o mercúrio, também prejudicam as águas, este está presente em aparelhos eletrônicos e usado na mineração. 





A quantidade de água que a agricultura utiliza é muito grande, 70% de toda a água consumida no mundo, para a produção de alimentos e criação de animais.











Outros 20% é para a indústria e apenas 10% para o consumo doméstico, há um grande desequilíbrio quanto a distribuição do recurso,















milhões de pessoas não tem acesso a esse direito humano. è preciso buscar novas soluções para que todos tenham acesso.

Um comentário: